O que realmente governa os meios de comunicação da sociedade? Quais são as motivações dos que projetam os programas televisivos que chegam a milhões de lares todos os dias? Qual é a intenção deles ao se preocupar em manter-nos como telespectadores assíduos?
Já algum tempo foi colocado a dispor da sociedade, alguns meios de comunicação que serviria de controle da mente, exposição de diversas ideias, formação de opiniões e etc. A televisão, como também o rádio e a internet tem sido os instrumentos mais influenciadores de todos os tempos. As programações de televisão são verdadeiras propagadoras das ideias de Satanás. Não se pode imaginar que a maioria dos mentores que estão por detrás de tais programações, são pessoas que respeitam a moral, a verdade divina, a seriedade e severidade de Deus.
Seria as programações de televisão ou o rádio ou todos os sites necessários a pessoas que são de Cristo? Seria se pudéssemos contar vinte quatro horas por dia com programas que falassem e glorificassem a Jesus Cristo, e com muita temperança não se tornar escravo da comunicação virtual. Mas ao invés disto, temos vinte quatro horas programas que cuja intenção dos programadores de televisão e radio é difundir a ideia de que Deus é alguém que suporta todo tipo de maldade, e nos aceita como somos e apenas perdoa o pecado todas as vezes que você pecar. Ou a ideia de um Deus que não se importa com os problemas da humanidade, ou aquele que nasceu na mente do homem, fruto da imaginação, sendo assim não existe necessidade de compromisso ético moral por parte de nenhum homem para com um ser superior. Ou de um evangelho que comercializa a fé dos telespectadores simpatizantes trazendo doutrinas de demônios que apenas bajulam os homens para continuarem a viverem mimados na prosperidade, amantes do dinheiro. As ideias de satanás têm sido difundidas dentro da maioria dos lares que se tornam verdadeiras hospedarias de satanás. O diabo não está brincando, quando coloca o veneno na sala das pessoas. Qual seria o motivo de alguém que se professa discípulo de Jesus ter como hábito de vida, algo que contradiz completamente os ensinos do Senhor Jesus? Alguém que recebeu a vida de Deus, não sentirá prazer naquilo que o Senhor abomina. E o que o Senhor abomina? No salmo 45 o salmista descreve profeticamente aquilo que governaria os sentimentos, as emoções, a razão do Homem ungido, o messias, o Filho de Deus: ...Amas a justiça e odeias a iniquidade... Isto foi algo constante na vida de Jesus, quando ele realizou a sua tarefa vindo ao mundo. Ele odiava a maldade com a mesma força com que amava a justiça. Ele nunca foi cúmplice de nada que desagradasse a vontade de Seu Pai. Ele não apenas conhecia doutrinas e preceitos da Lei, mas era governado pelo Espírito que inspirou aos profetas e se manifestou a Moisés quando este recebeu a Lei eterna de Deus. Esta Lei era algo que impulsionava a Jesus, que o regia nas suas decisões e que norteava os seus comportamentos e relações com aqueles que ele haveria de dar a sua vida para resgatá-los. Jesus veio para revelar a vontade de Deus expressa por Deus a Moisés. Mas a revelação não seria apenas por repetir aquilo que os escribas e fariseus tradicionalmente vinham repetindo a séculos. Ele veio como o Emanuel que significa a presença viva de Deus entre os homens, num Homem. O apóstolo Pedro que conviveu com Jesus disse que nunca houve engano em sua boca. O apóstolo João disse que era a Luz dos homens. Jesus é o modelo de Deus para todos aqueles que Ele recebe como filhos. Todos os que são filhos de Deus são participantes da natureza do próprio Cristo.
Dá para imaginar Cristo Jesus presente nos dias de hoje de frente àquilo que mais o Seu Pai detestaria? Imagine Jesus assistindo programas de televisão como novelas que tem como finalidade relatar mentiras, adultérios, traição, ganância? Você consegue imaginar Jesus diante da televisão assistindo um jogo de futebol do qual os homens estão disputando para verem quem são os melhores, humilhando uns aos outros? Pense em Jesus diante de um filme de ação de Silvéster estalonne matando milhares de pessoas com a sua metralhadora? Ou até mesmo um telespectador dos programas de comédia como desenhos da Disney ou os famosos seriados do Chaves, Chapolim, pica-pau,Pernalonga, tom e Jerry, Simpson. Ou vendo Ele na frente de um filme que mulher e homem estão se deitando explicitamente? Pare para imaginar Jesus assistindo psicólogos ateus, dando os seus pontos de vista resolvendo problemas e conflitos entre seres humanos no ar sem o conselho da palavra de Deus, ao contrário dando conselhos que vão contra a palavra de Deus? Ou Ele se tornando um escravo virtual das curiosidades expostas na internet? Ou até mesmo jogando jogos de rede, servindo as futilidades utilizando o facebook, Orkut e companhias apenas para uma descarga de ociosidade?
Creio que ninguém imaginaria tais absurdos, pois quando se fala da pessoa de Jesus, até mesmo os mundanos têm o cuidado de falar, pois temem falar daquele que é o Santo de Deus. Mas qual teria sido o propósito deste Homem chamado Jesus morrer naquela cruz? A resposta é óbvia que morreu por nossos pecados. Mas a Escritura Sagrada do Apóstolo Paulo aos colossenses diz que Deus nos tirou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do Seu amor, diz mais que por meio da morte do Senhor Jesus Cristo, Ele nos tornou santos. Na epistola aos Efésios ele diz que Deus habita em nós por meio de Cristo. Que somos como Igreja, o complemento daquele que enche todas as coisas. Que Cristo e a Igreja são uma só carne. Que agora estamos em Cristo Jesus, arraigados nele, fundados e edificados em amor, diz que o Espírito de Santificação ressuscitou a Jesus dentre os mortos é o mesmo que habita nos cristãos. No Evangelho do apóstolo João diz que todos os que creram em seu nome deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, os quais não nasceram da vontade da carne, nem do homem, mas de Deus. Nasceram de cima. São filhos legítimos de Deus por Jesus Cristo. Através do Espírito de Cristo. Que todos os que permanecem nele não peca, pois a semente de Deus está nele e não consegue pecar porque é nascido de Deus.
Como poderia alguém que se diz cristão estar então prostrado diante daquilo que Cristo Jesus nunca se prostraria? Não podemos enganar-nos a nós mesmos pensando que estamos em Cristo unidos a Ele, e sentindo atratividade por aquilo que é nojento aos olhos de Deus. Se alguém está em Cristo é uma nova criação, terá os mesmos alvos de Jesus, que era apenas agradar em tudo ao Seu Pai. Amará a justiça e odiará a iniquidade. Não andará no conselho dos ímpios nem se deterá no caminho dos pecadores e nem se assentará para assistir os zombadores de Deus e de Sua Lei, antes terão como Jesus, o seu prazer, alegria, satisfação na Lei do Senhor e nela meditará dia e noite. Não porão coisas más diante dos olhos. Não levará coisa alguma que seja detestável para dentro de casa. Se o sentimento que rege alguém que diz estar em Cristo não for os mesmos que estão ainda presentes em Jesus, tal pessoa não está em Cristo, engana a si mesmo. A Igreja do Senhor não é um clube de pessoas que se bajulam, mas sim o corpo santificado daquele que é Santo e que o santificou. A motivação de vida de alguém que vive em Jesus são as mesmas de Jesus. Se ainda há em seu coração atração para aquilo que enoja a Deus, você caiu da Graça de Deus, já não está mais em Cristo. E se ainda olha para a televisão como algo inofensivo é porque nunca recebeste a consciência de pecado da qual antecede a regeneração. Ou porque estás displicente com o cuidado espiritual. E se já recebeste a salvação, mas continua a fazer aliança com aquilo que o Senhor mandou destruir e os ídolos do passado não foram tirados, mas ainda encontra espaço no poste ídolo de sua sala, estás enganado quanto a tua salvação. Arrependa-se e arranque o seu ídolo, desfaça-se dele. O aparelho de rádio, televisão e internet não são os ídolos, mas sim as antenas receptoras que recebem todo tipo de porcaria que não existe controle, e no caso da internet é uma proposta tentadora para desperdício de tempo. Seja verdadeiro consigo e examine a si mesmo, e sirva ao Senhor com temor e tremor. Se não se prostra diante deste ídolo moderno, mas deixa que seus filhos que são herança do Senhor sejam oferecidos ao Moloque atual, não recebestes o amor de Deus para governar o teu ser, e andas pensando somente nos teus interesses religiosos, esquecendo que a verdadeira religião é a força atuante de Cristo nos levando a amá-lo mais e mais e obedecê-lo completamente.
O apóstolo João diz na sua epistola primeira: ... Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas do mundo... Em outra tradução diz: ... Deixem de amar este mundo mau e tudo o que lhes oferece, pois quando vocês amam estas coisas mostram que realmente não amam a Deus; porque todas estas coisas mundanas, estes maus desejos – a loucura pelo sexo, a ambição de comprar tudo que atrai vocês e o orgulho que resulta da riqueza e do prestígio – não provém de Deus e sim do próprio mundo pecaminoso... Esta é a pregação de todos os dias, nos meios de comunicação. E ainda continuas achando ser algo inofensivo? Estás ainda se detendo no pensamento de que se podem selecionar os programas sem ser prejudicado com os intervalos em que as propagandas semeiam todo tipo de anuncio podre diante dos seus olhos? A Escritura diz: ...não porei coisas más diante dos meus olhos... Destrua o seu ídolo hoje e adore somente ao Senhor Deus e só a Ele preste culto, culto que seja racional, em Espírito e em verdade recebendo o Espírito que vivifica através do sacrifício de Jesus, aquele que morreu por causa desta tua idolatria disfarçada de liberdade cristã! Arrependa-se e creia no genuíno evangelho de Jesus Cristo e viva a vida de Deus!
Pr. Jeucésar Andrade
NOVA XAVANTINA MT